Fraturas do globalsismo!

Embora não possamos definir o que seja a dor e o sofrimento em si mesmos, ao menos podemos descrever as suas causas, as circunstâncias e as consequências.

Nós não vivemos num mundo globalizado, porque o que os acadêmicos chamam de globalização não é nada mais nada menos do que globalsismo. O globalsismo é um fenômeno oscilatório brusco e passageiro ocasionado pelo deslocamento das normas e dos valores humanos, acompanhado pela promessa de libertação e realização dos desejos e energias humanas, formando uma massa flácida, um “sismo”.

O que poucos sabem é que o ‘sismo’ é uma fratura interna, na subconsciência das pessoas. Esta fratura se propaga e se espalha em todos os níveis da personalidade individual e coletiva, contribuindo para a fluidez das ações e responsabilidades humanas. Esta fluidez e “liquidez” é de se notar principalmente entre as gerações mais jovens. O sistema em si e todas a suas garantias ( o sistema democrático – capitalista – socialista  e etc) estão internamente fraturados. E as ondas se propagam pelos meios culturais, sociais e econômicos.

O globalsismo está relacionado ao idealismo da iluminação e do capitalismo. Está relacionado à natureza “tectônica” do pensamento tecnológico. A facilidade e a rapidez com que os deslizamentos dos esquemas e normas pré-estabelecidos  ocorrem é uma característica visível. O ser humano não poderá ficar muito mais tempo em pé, nem conseguirá sustentar-se a si mesmo porque, assim como nas ciências geológicas, o “sismo” é uma fratura subterrânea, que traz  os  “terremotos”. E os “terremotos” trazem consigo a destruição e a morte.

A dor e o sofrimento generalizados do tempo atual são sintomas da profundidade das fraturas que o globalsismo provoca nas pessoas e na sociedade.

Ronaldo Sérgio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s