Espelho de minh’alma!

Quando era menino ia trabalhar na roça com meu pai e meus irmãos. Além da feliz presença deles, eu tinha a companhia de um amigo ligeiro e doce: o riacho. Espelho de minh’alma.

Nos intervalos do trabalho duro debaixo do sol quente e escaldante, o riacho era uma fonte de prazer, leveza, brandura e frescor. Era um milagre ver as águas límpidas nascendo das rochas e saltitando como milhões de pedrinhas de bilhantes. A maciez das pequenas ondas espelhavam meu coração e meu íntimo, que ainda não conheciam nenhum rancor do mundo e nem das pessoas.

Ficava quieto e calmo ouvindo e vendo, tocando e sentindo o mundo ao meu redor. O riacho era o fundamento de meu mundo naqueles momentos. Através dele eu via o mundo das coisas e das pessoas. Ele era a janela para o futuro. Tudo existia para dar sentido ao correr apressado das águas.

Minha vida fluia e eu me enchia de esperanças de que um dia conheceria as coisas como elas são. As águas que iam… e iam… e iam sem parar, diziam-me vá, não pare… vá com todo o seu ser sempre em frente. Tudo será bom e belo. O riacho espelhava meu sonho de ser gente. Simple, mas alguém sábio e feliz. De alma modelada e corpo são.

Depois de tantos anos, ainda sinto na boca o gosto delicioso de suas águas. Ficou em meu corpo a marca da finura e da destreza de seus gordões. Ficou em meu corpo o sabor e a frescura da vida que corria para o futuro. Ficou em minh’alma o sentido de ser o que é e o sentido da transformação.  Hoje fico virando as páginas, atravessando as camadas de minha memória atravessada pela vida, e meu ser mais profundo se identifica com aquele tempo, comigo mesmo ao lado do riacho.

Regresso no tempo e vejo como ele era, como ele é em minha memória, e nada mais me resta dizer que depois de tanto tempo eu não me perdi a mim mesmo. A fina linha que dá sentido à minha vida é forte como as águas lindas que brotavam e brotam da rocha. As águas do riacho de minh’alma.

Ronaldo Sérgio

Deixe um comentário

