Figuras de presépio!

Do interior de nossa família reluziam tochas. Tochas de contentamento e de vida. Éramos um misto de vitalidade, força, fraqueza e falta. Hoje, carregamos muitos pormenores conosco. Só Deus sabe o que se passou…

Nossos pais tinham de “virar o avesso” para cuidar de nós. E os “avessos” de nossos pais ficaram sempre entre o silêncio do coração e os limites arrebatadores da paciência. Coisa de amor e de luta ao mesmo tempo…

A nossa casa era de pau-a-pique. Nem luz havia. Mas minha mãe nos deu à luz. Ali eu vi os rostos das pessoas e suas mãos. Conheci meu corpo e seus limites. Ali eu vi as árvores, senti a água deslizando pelo rio. Vi o céu e os pássaros cantando. Senti as pessoas próximas e distantes, conhecidas e estranhas. Vi as cercas e os perigos. Fizemos festas e choramos. Senti fome e senti dor. Tive raiva, mas abri as janelas da alma. Fui feliz com meu pai e minha mãe e meus irmãos. As horas flutuaram.  Éramos uma família.

Embora todas a “pendengas” da vida, nossos pais procuravam sempre nos agradar e queriam nos dar tudo de bom. Uma vez, me lembro, meu pai fez balanços (gangorras) para nós. Presente de natal. Que delícia era balançar. O vento que nos atingia trazia um cheiro e um ardor de vida nova. Como toda criança, eu queria voar. Deus? Deus me segurava. As cordas não eram tão fortes assim.

Eu adorava o tempo do natal. Sempre ajudei minha mãe a montar o presépio. Por natureza, sempre quis ser uma daquelas figuras do presépio. Coisa de criança? Só Deus sabe. Em meu coração carrego sempre minha família comigo e as casas de pau-a-pique. Isso porque Deus me deu um coração do tamanho do presépio de seu Filho Jezus.

Ronaldo Sérgio

Deixe um comentário

