Figuras de presépio!

Do interior de nossa família reluziam tochas. Tochas de contentamento e de vida. Éramos um misto de vitalidade, força, fraqueza e falta. Hoje, carregamos muitos pormenores conosco. Só Deus sabe o que se passou…

Nossos pais tinham de “virar o avesso” para cuidar de nós. E os “avessos” de nossos pais ficaram sempre entre o silêncio do coração e os limites arrebatadores da paciência. Coisa de amor e de luta ao mesmo tempo…

A nossa casa era de pau-a-pique. Nem luz havia. Mas minha mãe nos deu à luz. Ali eu vi os rostos das pessoas e suas mãos. Conheci meu corpo e seus limites. Ali eu vi as árvores, senti a água deslizando pelo rio. Vi o céu e os pássaros cantando. Senti as pessoas próximas e distantes, conhecidas e estranhas. Vi as cercas e os perigos. Fizemos festas e choramos. Senti fome e senti dor. Tive raiva, mas abri as janelas da alma. Fui feliz com meu pai e minha mãe e meus irmãos. As horas flutuaram.  Éramos uma família.

Embora todas a “pendengas” da vida, nossos pais procuravam sempre nos agradar e queriam nos dar tudo de bom. Uma vez, me lembro, meu pai fez balanços (gangorras) para nós. Presente de natal. Que delícia era balançar. O vento que nos atingia trazia um cheiro e um ardor de vida nova. Como toda criança, eu queria voar. Deus? Deus me segurava. As cordas não eram tão fortes assim.

Eu adorava o tempo do natal. Sempre ajudei minha mãe a montar o presépio. Por natureza, sempre quis ser uma daquelas figuras do presépio. Coisa de criança? Só Deus sabe. Em meu coração carrego sempre minha família comigo e as casas de pau-a-pique. Isso porque Deus me deu um coração do tamanho do presépio de seu Filho Jezus.

Ronaldo Sérgio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s