Andarilhos!

Estradas da vida!

Perto da casa de meus pais havia uma rodovia. Era muito movimentada e nossos pais nos alertavam para não ir brincar ali por perto. Era lindo ver suas curvas e os carros indo e vindo. Cada qual de uma cor. Cada qual de um modelo. Dia e noite podíamos ouvir os ruídos dos motores. Os caminhões subiam lentamente a serra. Dava gosto de ver e era de se admirar que não tombassem.

O mais interesante é que, geralmente, passavam andarilhos por lá com suas sacolas nas costas. Não eram acasos. Eram mensagens para mim. Eu olhava e admirava a ousadia deles de caminhar assim, à pé. O que eles traziam nas sacolas, de onde vinham e para onde iriam? Quem eram aqueles homens que caminhavam sozinhos pela estrada afora? Perguntas nunca respondidas.

Nunca conversei pessoalmente com nenhum deles. Ficaram desconhecidos e, em minha fantasia, foram desenhados como modelos de homens corajosos. Debaixo do sol quente ou da chuva, de encontro às tempestades ou aos perigos de todo dia, caminhar parecia-lhes normal. Como normal é viver.

Minha mãe os chama de “andantes”. Gente que vive nas estradas. Errantes que não têm casa e que se perderam pelo mundo. Homens e mulheres que caminham, andam. Passantes sem destino certo. Por isso, minha mãe sempre nos dizia para não conversar com eles. Não eram de se confiar. E o que eles traziam em suas sacolas, ninguém sabia. Prudência de mãe.

Ser andante deve implicar muita renúncia. Principalmente quando se escolhe viver assim. Seria muito triste se fosse uma questão de última opção de vida. O fato é que todos nós somos andantes. Quase sempre o somos para os outros e não para nós mesmos.

Hoje, depois de ter andado muito com minhas próprias bagagens, vejo o mundo de uma outra cor. Não somos andarilhos errantes. Somos peregrinos que procuram felicidade e realização. Todos temos um lugar neste mundo. Lugar reservado ou conquistado com suor.

 Ronaldo Sérgio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s