Caixote de amendoim do meu avô!

Que saudades do caixote de amendoim do meu avô! Que vontade de abrir mais uma vez a janela. Escondido. Não era tão difícil assim para roubar um pouco.

O amendoim mais gostoso do mundo era o do meu avô. Acho que ninguém sabe melhor disso neste mundo do que eu. Talvez o meu avô esteja rindo às gargalhadas lá no céu, se ele estiver me vendo escrever isto agora.

O caixote era grande e estava cheio. Tinha sido um ano de fartura com uma grande colheita. O amendoim era viçoso e doce. Delicioso. Chega me dar água na boca só de pensar.

Valia a pena esconder-se atrás do ranchão. Esperar ansiosamente o momento. Abrir escondido a janela e pular lá dentro. Fechá-la novamento e… e caminhar em direção ao caixote e pegar um punhado de amendoim.

Às vezes, o caixote estava trancado com um cadeado. Que pena. Nada de amendoim desta vez. De volta para casa sem amendoim não era o esperado. Mas, o gosto da aventura também era bom.

Roubar amendoim tem tudo a ver com felicidade. Mas, injustamente, roubar não é o caminho certo. Pedir sim, eu sabia. Que pena… O gosto e a vontade de se aventurar eram mais fortes.

Que meu avô acolha a minha confissão e me perdoe. Hoje eu pediria e o convenceria que seu amendoim era o mais saboroso do mundo. Comeríamos juntos sentados na porta de seu ranchão e contaríamos casos como estes. E daríamos juntos gargalhadas eternas.

Ah… assim criamos vínculos uns com os outros. Amamos ou cometemos erros. No fundo do coração somos honestos e justos. Amar é o caminho para a vida e para o outro. O amendoim era uma desculpa para nos encontrarmos.

Ronaldo Sérgio

Deixe um comentário

