Fogueira de São João!

Sinto-me feliz quando revejo as tochas da fogueira de são João em minha memória. Meu pai acordava cedo. Aliás, todos nós acordávamos cedo. Minha mãe enfeitaria o mastro. Meu pai faria a fogueira. E nós deveríamos ajudar aqui e ali. Varrer o terreiro, carregar lenha, cortar papel e ajudar. Mais tarde minha mãe prepararia o quentão. Coisa para os adultos. As crianças ficariam com a pipoca e as bombinhas, mas muito longe dos foguetes e da fogueira.

Por volta das sete horas começava a reza do terço. A cada dezena – melhor, após cada mistério rezado, os homens soltavam um ou dois foguetes. Depois do terço vinha a queima de fogos de verdade e muito barulho é claro, pois o matro era levantado. Todos saíam para fora para acender a fogueira e ver o mastro. Lindo, alto e colorido. Viva são João!

Depois da reza o povo ia se sentar ao redor da fogueira, beber quentão, comer bolão e broa e conversar. Contos e contos de gente grande. Geralmente, a noite era fria, muito fria. Inverno de junho. Mas, o calor do fogo era delicioso. As crianças iam brincar aqui e ali, longe da fogueira, em outros cantos do terreiro. Eu adorava brincar com os canudos dos foguetes e adorava o cheiro de pólvora queimada.

Que bom relembrar as pessoas, o sabor da pipoca, o cheiro  e o sabor da broa e do bolão, o suco e o calor do fogo.

O que me entristecia é que todos iam embora. Devagar, um por um voltava para casa. O fim dos momentos sempre me entristece. Nunca tive o talento de ligar os momentos um com o outro, embora eu saiba dar sentidos a eles. Ficávamos só ao lado da fogueira que já estava quase toda consumida. O que sobrara da madeira eram cinzas, carvão e brasas. Íamos dormir e sonhávamos com anjos, com um futuro cheio de flores e desejávamos acordar no outro dia e ainda encontrar brasas na fogueira.

Ronaldo Sérgio

Deixe um comentário

