A dor!

Às vezes, é difícil viver os gestos e as palavras daquela a quem amamos tanto. Principalmente quando se tratam de palavras e gestos carregados de sentimentos de medo, de tristeza, de dor e sofrimento que ela traz consigo.

É muito difícil viver estes momentos, porque quem ama sempre vai querer ajudar a amada, curá-la, aliviá-la da dor e do sofrimento. Quem ama sempre vai procurar varrer a tristeza e o medo com sua companhia e o seu amor, com sua alegria e paciência. E por que o amado não pode viver por ela o que ela mesma precisa viver, ele sofre. O fato de que a amada sofre e de que ele sabe que não pode salvá-la, lhe ferem a alma e o coração. E isto dói tanto, que é indescritível.

É esta dor que nos cura de todo egoísmo, que nos leva ao perdão totalmente incondicional, que nos fortalece a esperança e a fé. Fere o espírito, mas suaviza toda agressividade. Abre caminhos, onde tudo é árido. Acende luzes, onde tudo é escuridão. Vivifica, onde tudo parece morto.

Estes momentos da vida são como revoluções espirituais, porque eles nos plantam num mundo que não é o nosso, mas do outro. Porque eles revertem a ordem das palavras e a direção dos olhares. Porque desnudam nossa mesquinhez, nossa ignorância, nosso orgulho dessabido, nosso individualismo sujo, nossas faltas de amor e de verdade. Porque eles trazem à luz uma certa fossilização interna, mental, psicológica e espiritual, pedindo criatividade, flores, carinho, atenção e zelo.

Estes momentos de sofrimento são como revoluções espirituais, porque eles nos dão chances de ver a verdade, de sentir a força que temos em querer bem uma pessoa e de amá-la até as últimas consequências.

Neste sentido, eles fortalecem nosso espírito e nos direcionam para o bem, para os valores imperecíveis. Imperecíveis não por serem divinos ou eternos, nem por serem válidos para todos os tempos e todos os povos, mas por serem significativos e por trazerem vida, por protegerem-na do mal, da dor e do sofrimento.

Ronaldo Sérgio

Anúncios

2 comentários em “A dor!

  1. Faz todo sentido, a dor não é apenas um mal, ela serve para nos ensinar…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s