Dito e não dito!

Era uma tarde de sol com vento um pouco frio e as sombras das montanhas cada vez maiores. A luz do sol e as sombras formavam um cenário belíssimo, engrandecendo o relevo do lugar e ensinando a simplicidade e a humildade às pessoas que lá viviam. O verde desbotado das relvas e a secura das estradas, que cortavam as serras, revelavam a falta de chuva. Mesmo assim, a atmosfera do começo de uma tarde era surpreendentemente deliciosa.

De repente, ouço gritos e vozes estridentes de crianças chamando uma a outra, combinando um jogo de futebol. Gritos de outono, ressequidos como folhas secas espalhadas pelo chão. Gritos que eram ouvidos de longe. Gritos fazendo eco entre as pedras, atravessando fronteiras e chegando ao outro.

Pessoas menos sensíveis diriam que isso era um pouco primitivo e que agora temos outros meios para nos comunicar, como o telefone celular, o computador ou o blackberry, entre outros. Penso que a inversão seria menos injusta. Será que hoje não somos mais primitivos do que antes? Na era da internet esquecemos que existe o outro de carne e osso. Esquecemos que existe alguém, de corpo, para brincar de futebol. Esquecemos que existe um vizinho, um colega ou um amigo com quem podemos conversar pessoalmente, sair e se divertir juntos sem auxílio de máquinas virtuais.

Hoje em dia, as crianças vivem no silêncio e apenas gritam quando têm de deixar seu computador para poder ir estudar ou fazer outra coisa que parece menos interessante. Os jovens vivem reclusos, atados pelas mãos aos teclados e agressivos quando são interrompidos por alguém que não pertence ao seu mundo virtual: os pais, os irmãos e os amigos. Os adultos estão viciados e seus relacionamentos truncados, muitas vezes comprometidos, porque eles não têm tempo uns para os outros. Para estas crianças, estes jovens e estes adultos não existe outono, nem folhas secas, nem estradas de chão. A beleza do mundo passa despercebida. E assim como este mundo, o outro está na foto ou no dito e não dito.

Ronaldo Sérgio

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s