Carro de boi!

O canto do carro de boi ainda faz eco em minha memória, correndo de morro a morro e chamando a minha atenção. Moroso pela estrada afora, faz-me lembrar dos tempos da vida na roça e de suas peculiaridades.

Hoje em dia, quase não vemos um carro de boi. Ao menos onde morávamos não. Lotado de coisas, de café ou de milho, de feijão ou arroz e sendo conduzido pelo carreiro com sua vara na mão, um chapéu e um facão na cintura. Naquelas estradas de terra o rastro das rodas ficava dias e dias.

Como muitos sabem, um carro de boi sempre tem que ter o boi carreiro. Aquele que sabe para onde ir porque foi treinado para seguir o comando do carreiro. Um boi carreiro bom é aquele que conhece o cheiro, a voz, a fasionomia, o chapéu e jeito de andar e gesticular do carreiro. Todos os outros bois do carro o seguem e, assim, chegam ao seu destino.

Recordo-me sim de um carro de boi muito especial, mas este estava lotado de móveis e colchões, panelas, cobertores, roupas, guarda-roupa, uma mesa pequena e algumas cadeiras de pernas frouxas, um banco de tábua, um armário velho e camas um pouco quebradas. Havia também um rádio Motorola e alguns penicos.

Meus pais se mudavam para uma fazenda. Eu era bem pequeno na época, no entanto, compreendia o que estava acontecendo e achava tudo fantástico. Nova casa, novo lugar para fazer estrepolias e aquele vai e vem de gente ajudando. Que delícia. Até mesmo a comida tinha outro sabor. Tomar banho era como se fosse a primeira vez na vida. Correr pela casa e pelo quintal preenchia o coração da gente.

Hoje, longe da estrada e dos carros de boi penso em meus pais que foram me ensinando a ser um bom carreiro. Um carreiro humilde e forte para seguir estrada sozinho conduzindo o carro de boi, a vida e a minha família. Não uso chapéu, nem vara na mão e nem facão na cintura. Uso meu jeito de ser, de falar, de fazer as coisas e de amar. Uso meus talentos e minhas palavras. Uso meu corpo e vivo assim. O eco que ouço do meu carro é lindo, traz paz e esperança e, por isso, louvo a Deus agradecendo meus pais.

Se eu fosse me mudar novamente e tivesse que usar um carro de boi, usaria sem vergonha ou receio. Sinto vontade de sentar-me no recavém e de segurar-me num dos fueiros e desfrutar do caminho que fica pra trás. Sinto o cheiro do campo, dos bois e o vento batendo contra o meu chapéu. Ver o mundo de um carro de boi faz a gente ser mais gente eu penso. Na verdade faz a gente ser imensamente agradecido por tudo.

Ronaldo Sérgio

Um comentário em “Carro de boi!

  1. Muito bom, Ronaldo. Aqui em Minas Gerais, acho que no interior ainda encontramos alguns desses carros de boi. É algo muito bom de se recordar. Parabéns pela sensibilidade! Muito bom conhecer seu blog.

    Curtir

Deixe um comentário

