Do outro lado

Do outro lado do morro há uma estrada,
feita à mão, torta como gente.
Ao longo há árvores plantadas por pássaros.
Um luxo ficar ali, sentar-se ali, viver ali.
O sabor nunca sai da minha boca,
a espessura do ar tocando as folhas,
fazendo cócegas em mim.
Árvores de galhos torcidos
torcidos como cipós,
que davam nó em meu prazer.

Do outro lado as distâncias eram desenhos,
compêndios de sonhos e ilusões da gente.
Ao nascer do sol, caminhando,
banhando-se da luz,
do descaso das coisas que não falam,
nem fazem ruído algum,
de deus que se mistura com tudo.
Ali a estrada fazia a curva.
Ali ela era ponte e salvo-conduto.
As sombras das árvores,
o frescor e o conforto suspirando minha alma,
confiscavam minha atenção,
no verão e no verão e no verão de novo.

Do outro era o futuro, a vida, a grandeza.
O caminho, que levava meus pés, atava-me,
guardava meus rastros e a minha dor.
Era a minha época.
O tempo dos meninos e dos sonhos.
Viver, de dor vivendo, era brincar,
como chutar bolinhas pela estrada,
chutar até que se explodissem, se arrebentassem.

Era o tempo das falcatruas
das gargalhadas de amor,
de amor sem nome e sem endereço.
Aquele sentimento já descompassando meus passos,
jogando-me para o mistério,
o mistério de gostar de alguém,
de viver por alguém,
mas não ter ninguém.

Do outro lado do morro…
Depois da curva do caminho…
Quem sabe… eu encontre uma estrada assim,
povoada de gente,
de alguém que me faça feliz
e que eu possa amar.
Era a minha esperança.

Ronaldo Sérgio

6 comentários em “Do outro lado

  1. pepezinhaaa disse:

    Gostei imenso do poema 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. KAMBAMI disse:

    Sua e de todos nós ou grande parte de nós. A vida em si me parece muito semelhante nos altos e baixos, nos desejos e sonhos e nas lutas e realizações. O que nos torna “diferenciados” acredito que são somente as experimentações que cada qual terá conforme o caminho percorrido. Gostei muito do seu espaço e aos poucos vou aproveitá-lo em leitura nessa grande troca humana. Obrigado!
    Caso queira também distrair em outros pensamentos não tantos literais faço o convite ao meu espaço. Será um prazer. 🙂

    http://kambami.wordpress.com/

    Curtido por 1 pessoa

  3. Lembranças tocantes de uma vida emocionante. Muito legal.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Thanks for letting me camp out in your blog for a little while today. I had a great time and tried to leave my campsite as good as when I arrived. I’m following you, so I’ll be back! Best wishes for 2015!

    Curtir

Deixe um comentário

