A fé que faz deus existir do nada!

Conto12

Foto do google

Segunda-feira, sentado na beira da cama no silêncio das cinco e meia da manhã, tive vontade de rezar. Não pronunciei nenhuma palavra. Fiquei calado olhando as cortinas da janela ainda fechada. A penumbra lá de fora evitava que houvesse alguma imagem que me distraísse. Quis dizer umas palavras, mas não consegui. Faltava-me algo, na verdade, me faltava alguém, o interlocutor. Senti um vazio. Não um vazio intencional porque eram meus ensejos que me levavam à orar, mas senti o vazio do lugar do outro. Rezar a quem? Com quem falar?

Nesta manhã, Deus não estava perto de mim. Talvez nunca estivesse e todos os meus lamentos e orações passadas não passaram de solilóquios ou monólogos entre meus ‘eus’. Tenho vários. Todos temos muitos “eus” e cada qual mais obsceno do que o outro. Frequentemente, estão resvestidos de uma máscara. Outras vezes, estão todos encavalados em cima um do outro.

Estou assim até agora, sentindo-me desbloqueado e desconectado do mundo da fé que faz Deus existir do nada. O que parece bastante contraditório, pois foi ele que, conforme a sabedoria judaica, nos criou do nada. A fé é mesmo quase desnecessária, neste sentido. Por isso, me recusei a usar o recurso psicológico da fé para me salvar desse momento de angústia. O tremendo e o medonho de Rudolf Otto não me salvaram, pois não havia nada de espantoso e nem de terrível em minha experiência. Nada de Deus, nada do Numinoso. Senti-me só.

O salto da fé que faz aparecer um ser supremo e todo poderoso que nos protege e salva, é uma ilusão. O deus da fé herdada é uma invensão. Uma imagem desnecessária. Uma projeção da alma humana. Um recurso de linguagem. Por que acreditar então? Porque ele é invisível e insondável, alguém diria. Sim, mas estas palavras não acrescentam nada à Deus em si mesmo. São invólucros do espírito humano.

O certo é que eu, nem com minha inteligência e nem com meus sentidos gostaria de forjar um Deus para satisfazer às minhas necessidades. E por mais que tente que ele apareça ou que eu o sinta, não o poderei converncer a existir exclusivamente para mim. Mesmo que eu tome as leis naturais ou teológicas que tentam ‘provar’ sua existência, não consiguirei trazê-lo à luz do dia. Neste sentido, sou seguidor de Freud e Nietzsche.

Ronaldo Sérgio

9 comentários em “A fé que faz deus existir do nada!

  1. fagulhadeideias disse:

    Belíssimo texto! Não sabia quem era Rudolf Otto. Pesquisei e aprendi algo novo. Obrigada.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Milca Alves disse:

    Menino! Que texto excelente. Me identifico muito com esse seu pensamento e sentimento. Também fui pesquisar sobre Rudolf Otto e aprendi algo novo. Beijo.

    Curtido por 1 pessoa

  3. KAMBAMI disse:

    Amigo Ronaldo seu texto foi ótimo e não poderia deixar de remeter ao que havia descrito também de uma outra forma mas com a mesma dúvida ou visão.
    Só para relembrar deixo aqui o link.
    https://kambami.wordpress.com/2014/12/26/um-convite-para-conheceres-deus/

    Abraços! 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  4. omiaudoleao disse:

    Já me fiz várias vezes as mesmas duas perguntas.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

