Óculos quebrados

Conto23

Foto do google

A angústia é um trecho inóspito. Desertada do sentido que os desejos projetam. Assombra o olhar da gente. Faz ver o que dói. O que destroça por dentro. Abafa. Abre as tramelas da alma que, como janela batendo contra o vento, se fere a si mesma.
Viver é sofrer. Reunir retalhos a cada dia. Solitário e com o mínimo de luz. Neste mundo, como se existissem outros, não há outro caminho. Apressamo-nos a dar razão pra vida. Estudamos, nos casamos, temos filhos, fazemos faculdade, construímos casas… Damos sentido ao sem sentido. Forjamos a vida com a beleza. Com dinheiro compramos bem-estar. Mas, a vida é um poço vazio. Em si mesma não traz nada. O que achamos que é, é adereço, adorno. Apenas enfeite.
Depois de vivida, é como óculos quebrados. Colados com fita, feios. Ainda utilizáveis. Sentido? Sim, um sentido bruto. Tão grosseiro que fere. Para o outro que os vê no rosto da gente parece uma aberração. Mas, bruto é sentir-se brutalizado! Como se os mesmos óculos estragados fossem olhos perdidos. Furados. Doentios. À vista, assim no duro. Cru. Exigindo algum sentido. Vertendo lágrimas escondidas lavando o rosto. Aberrados, fora do padrão de beleza. Sem significado ao mundo. Sem valor. Valor que define sentido.
Estranho quando me olhava. Um senhor alto e de óculos. Algo o atraía, o deixava angustiado. Sua alma se debatia. Abafada não encontrava sentido no que via. Estava como que assombrado. Aberrado por dentro. Olhava e olhava, instigado a virar-se e a olhar de novo. Nada dizia. Por um instante ficou perdido num trecho inóspito. Se virava para um lado e, depois, para o outro. Entrava no bar e saía e olhava outra vez. Mas, estranho era o outro que, assim no soco, ali na rua esperando, despreocupado, trazia no rosto seus óculos quebrados…

Foto2

Rancho do Peregrino

 

Ronaldo Sérgio

Anúncios

3 comentários em “Óculos quebrados

  1. viciolicito disse:

    ….texto maravilhoso…muito boa a reflexão sobre o quanto precisamos construir esse sentido para nossas vidas, mesmo que alguns de nós saiba que é tudo uma mera ilusão que tem como fim a morte…então como dizes…é muito importante construirmos todo esse imaginário para que tenhamos felicidade em nossa existência…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Bruna Martins disse:

    Olá! Passando pra conhecer o seu blog e retribuir sua gentil visita! Adorei o conteúdo! Texto lindo! Já estou te seguindo por aqui. Sucesso!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s